sábado, 15 de março de 2008

Aula do Dia 11/03


O Futebol Rolou Solto

Na aula do dia 11/03 deixamos os alunos livres para jogarem o futsal da maneira que estão acostumados, ou seja, não orientamos em nada, apenas observamos. O nosso olhar estava voltado para descoberta de aspectos necessários a serem trabalhados com estes alunos (e isso só conseguiríamos observando).
O que se segue são alguns aspectos observados por mim (Cláudio Eduardo), pois até a presente data não tive o retorno do que os componentes do meu grupo observaram (espero mais adiante poder postar a visão de cada um deles sobre esta aula).

Bom, como nós não apitamos, não separamos, apenas entregamos a bola; pude ver que de cara já rolou a tradicional panelinha (que jogou quase o tempo todo). Outro ponto importante observado neste primeiro momento foi a não inclusão (e/ou discriminação) das meninas que tinham a intenção de participar da aula (resultado: ficaram de fora).
Já com a bola rolando, observei que os alunos jogavam com tanta competitividade, que me lembrou o alto rendimento; apesar de não usarem regras (principalmente as do futsal). Outro ponto muito corriqueiro durante a partida, foi o individualismo exagerado e exclusão dos menos habilidosos (que quase nunca recebiam a bola). O jogo todo foi uma reprodução da "pelada", tradicionalmente disputada, quase que sem regras e onde o time que faz dois gols continua na partida.


Penso que após está observação, devemos trabalhar (junto com os alunos), a reconstrução ou resignificação dos aspectos que "julgamos" necessário mudar.
**********************************
Dize ao Senhor: meu refúgio,
minha fortaleza.

3 comentários:

Nubia Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nubia Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nubia Santos disse...

Adorei a charge! Fiquei imaginando a cena lá na quadra... rs.
Um abraço, Núbia Santos
http://www.oficinadelutas.blogspot.com